fbpx

Estudo de caso: Estacionamento Inteligente com Raspberry Pi e uma Picamera

Sobre Leonardo

Leonardo Nunes é estudante de Engenharia Mecatrônica e se dedica a desenvolver projetos no universo de embarcados. Recentemente, Léo, conforme prefere ser chamado, precisava desenvolver um projeto de estacionamento inteligente com Raspberry Pi e uma câmera.
Sempre que precisa atender a algum cliente, Leonardo identifica os requisitos do projeto para atender à expectativas de preço e performance do produto a ser desenvolvido.

O problema

Apesar de dominar redes neurais usando Python, na hora de receber os dados na web para apresentar em uma interface amigável é que morava o problema.
Para enviar os dados para um servidor, Léo dispunha de pouca banda na Rede LoRa que usava. A solução seria processar no Raspberry os dados e enviar para o servidor apenas o resultado do processamento.
Léo não tem conhecimento de rede, nem de programação para web. Assim, ao conhecer nossa plataforma, ele, enfim, pôde se preocupar apenas com seu algoritmo de inteligência artificial.

Veja no vídeo abaixo.

Envie os dados para a nuvem sem ser programador WEB

Resultados

Chamando apenas uma função do seu Raspberry, Léo pôde, imediatamente, ver seu projeto de estacionamento inteligente com Raspberry Pi sendo materializado na web e, assim, apresentar para seu cliente.
Como precisava otimizar de forma imediata os resultados, pois não tinha muito tempo para tratar os dados, Léo integrou com a sua solução a versão gratuita do Power BI.